terça-feira, 19 de janeiro de 2021

Fórmula Indy: Paretta Autosport estreia na Indy 500 com Simona De Silvestro

A terça-feira (19) chegou com uma grande novidade na Indy. A categoria anunciou a chegada da Paretta Autosport, equipe comandada por Beth Paretta, para a disputa das 500 Milhas de Indianápolis em maio deste ano. Além de uma mulher no comando, o time também vai contar com uma pilota: a veterana Simona de Silvestro, de 32 anos.

A equipe chega à disputa como parte do projeto “Race for Equality and Change” (‘Corrida pela Igualdade e Mudança’, em tradução livre), anunciado em julho do ano passado. A Penske vai oferecer suporte técnico e ajudar na preparação da Paretta Autosport para competir no dia 30 de maio.

Com cinco participações em Indy 500, De Silvestro retorna à categoria após seis anos afastada. A suíça competiu na Indy entre 2010 e 2015 e foi escolhida para representar o novo time no grid. Em Indianápolis, seu melhor resultado foi na estreia, quando terminou na 14ª posição.

“Estou muito animada com essa incrível oportunidade de retornar para Indianápolis e para a Indy 500 com a Paretta Autosport. Minha carreira realmente subiu de nível ao participar da Indy e da Indy 500, então voltar com a nova equipe, com a Penske, é uma chance especial e rara”, disse De Silvestro.

“Ser parte deste objetivo de inclusão e diversidade, e especialmente para mulheres na Indy, e no esporte a motor em geral, é muito importante para mim e para como eu gostaria de ver o futuro do automobilismo”, completou a pilota suíça.

A chegada da Paretta Autosport pretende integrar mulheres no esporte a motor com oportunidades nas áreas de operação, administração, logística, marketing, relações públicas, e, claro, dentro das pistas.

“Hoje é o começo da busca pela igualdade de gênero no esporte, para encorajar mulheres a trabalhar duro para que possam conseguir um assento na mesa, ou uma vaga no grid. A Indy tem sido uma liderança e um lugar acolhedor para mulheres por muitos anos, por causa do trabalho duro de muitas mulheres e homens que vieram antes de nós, mas agora temos um comprometimento com a Indy, por meio do programa ‘Race for Equality & Change’, para garantir que as oportunidades continuem no futuro”, disse Parreta.

“Nossa equipe, junto a parceria técnica com a Penske, vai trabalhar para dar a Simona o melhor carro possível, para que ela alcance o melhor resultado possível. Competição nos move. A Indy 500 é a maior corrida do mundo, e um dia esperamos ver uma mulher levantando o troféu”, acrescentou.

Mark Miles, presidente e diretor-executivo da Penske, também comentou a novidade no grid das 500 Milhas de Indianápolis.

“Damos as boas vindas a Beth e a Paretta Autosport em sua chegada à Indy. A entrada da equie no programa vai assegurar que a Indy e a Indy 500 mantenham o legado de ter uma pilota classificada para a prova. Claro, isso fica com Simona e com a equipe, mas conhecendo Beth, sei que eles estarão prontos para a tarefa”, pontuou o dirigente.

Parreta possui longa história no setor automotivo e no esporte a motor, especialmente em cargos de liderança na SRT [Street and Racing Techonology] e na Fiat Chrysler, onde foi a primeira diretora a comandar um projeto no automobilismo. Nesta área, liderou a Dodge em três títulos da Nascar, com a Penske, além de conquistar o campeonato da IMSA na classe GT Le Mans. Beth também é membro do conselho do Hall da Fama do Esporte a Motor da América.

Em 2015, lançou a Grace Autosport, uma equipe profissional com mulheres. Também já foi nomeada uma das pessoas que vai mudar o mundo automotivo, segundo a revista AutoWeek.

Fonte: Grande Prêmio


O line-up em 2021:

(confirmados em negrito)

Toda a temporada:

01. Andretti - Alexander Rossi 

02. Andretti - Ryan Hunter-Reay

03. Andretti - James Hinchcliffe

04. Andretti - Colton Herta

05. Arrow McLaren Racing SP - Patricio O'Ward 

06. Arrow McLaren Racing SP - Felix Rosenqvist

07. Dale Coyne - Romain Grosjean? Ed Jones?

08. Dale Coyne - Pietro Fittipaldi?

09. Ed Carpenter Racing - Rinus VeeKay 

10. Foyt - Sebastien Bourdais

11. Foyt - Dalton Kellett

12. Ganassi - Alex Palou

13. Ganassi - Scott Dixon 

14. Ganassi - Marcus Ericsson

15. Meyer-Shank Racing/Andretti - Jack Harvey

16. Penske - Will Power 

17. Penske - Josef Newgarden 

18. Penske - Simon Pagenaud

19. Penske - Scott McLaughlin 

20. RLL - Graham Rahal 

21. RLL - Takuma Sato


Alguma(s) corrida(s):

22. Andretti/Bryan Herta Autosport - Marco Andretti (Indy 500)

23. Arrow McLaren Racing SP - Juan Pablo Montoya (Indy 500)

24. Carlin? - Conor Daly? Charlie Kimball?

25. Carlin? - Max Chilton? (Mistos e Indy 500?) 

26. Dale Coyne/Rick Ware Racing? - James Davison? (Indy 500)

27. Dreyer and Reinbold? - Sage Karam (St. Pete, Indy GP, Indy 500, Toronto)

28. Dreyer and Reinbold? - J.R. Hildebrand (Indy 500)

29. Ed Carpenter Racing - Ed Carpenter (Ovais), Conor Daly (Mistos)

30. Ed Carpenter Racing - Conor Daly (Indy 500) 

31. Foyt? - ? (Indy 500)

32. Ganassi -  Jimmie Johnson (Mistos) / Tony Kanaan (Ovais)

33. Meyer-Shank Racing - Helio Castroneves (Long Beach, Barber Motorsports Park, Indy GP, Indy 500, Portland e Laguna Seca)

34. Paretta Autosport/Penske - Simona de Silvestro (Indy 500)

35. RLL/Citrone/Buhl Autosport? - Spencer Pigot? (Indy GP, Indy 500)

Nenhum comentário: