sexta-feira, 9 de agosto de 2019

Fórmula Indy: McLaren confirma acordo com SPM e volta ao grid da Indy na temporada 2020


A McLaren enfim está de volta ao grid da Indy. A confirmação surgiu na manhã desta sexta-feira por meio de comunicado oficial. A parceira da equipe inglesa na empreitada será a Schmidt Peterson

Por conta da relação conturbada desenvolvida com a Honda ao longo da parceria que as duas tiveram na Fórmula 1 entre 2015 e 2017, a McLaren irá para a temporada 2019 da Indy usando motores Chevrolet. A operação será de dois carros. A SPM utilizava motores Honda desde 2010. Gil de Ferran será o líder da McLaren no projeto.

A Arrow McLaren Racing SP terá os mesmos dois carros da SPM, atualmente ocupados por James Hinchcliffe e Marcus Ericsson.

"A parceria vai ter a infraestrutura da SPM com as operações da equipe, enquanto a McLaren adiciona expertise técnica, experiência comercial e força de marketing para permitir que a nova entidade performe no nível mais alto de competitividade e lute regularmente por vitórias e pelo título", confirmou a equipe por meio de nota oficial.

"Os cofundadores da SPM Sam Schmidt e Ric Peterson continuam em seus papeis atuais. Gil de Ferran, diretor-esportivo da McLaren Racing, vai liderar o programa da McLaren na Indy e o envolvimento da Arrow McLaren Racing SPM. Gil vai liderar um grupo da McLaren independente da equipe da Fórmula 1", seguiu.

Diretor-executivo da McLaren, Zak Brown comemorou o novo acordo e o retorno às origens do time inglês com o retorno de fato ao automobilismo dos Estados Unidos.

“A Indy tem sido uma parte da McLaren desde nossos primeiros anos no automobilismo, e a categoria hoje fornece não apenas uma plataforma comercial para continuar o crescimento de nossa marca na América do Norte, mas competir com algumas das melhores equipes do automobilismo internacional. Essa equipe disponibiliza a energia certa como um sócio estratégico para nosso retorno para a categoria. Acreditamos que juntos podemos nos ajudar mutuamente a alcançar nossas ambições mútuas. Sam Schmidt e Ric Peterson construíram uma base sólida e esperamos trabalhar juntos para levar a equipe ao próximo nível", disse.

 "Estou absolutamente satisfeito que vamos expandir nosso relacionamento com a Arrow Electronics na F1 e na Indy, enquanto renovamentos nossa longa afinidade com a Chevrolet como nossa parceira de motor. McLaren e Chevrolet tem uma história especial na América do Norte [conquistando cinco campeonatos consecutivos no Can-Am entre 1967 e 1971] e eles são parte de nosso retorno em tempo integral a categoria", seguiu.

"Vamos para a Indy em total respeito ao esporte, nossos competidores, os fãs e os desafios. Em essência, nós na McLaren somos ‘racers’ e onde há competição que nos testa, vamos correr. A Indy nos fornece tamanho desafio”, completou.

De Ferran, que como piloto venceu dois títulos da Indy e uma vez a Indy 500, também se manifestou e tratou a Indy como uma competição que faz parte da história do tradicional time europeu. O objetivo é lutar por títulos. 

“A Indy é um lugar natural para a McLaren, dado nosso legal e determinação de ter sucesso no mais alto nível do automobilismo internacional. Nossa ambição é constantemente competir por vitórias e campeonatos. Nós sabemos do desafio que está diante de nós, mas a McLaren está comprometida com a parceria e apoiando a equipe como um todo”, comentou.

Os fundadores da SPM, Sam Schmidt e Ric Peterson, também falaram sobre a nova fase da equipe que fundaram anos atrás.

"Estou extremamente orgulhoso da equipe que Ric e eu construímos e que uma equipe lendária como a McLaren tenha decidido ser parceira em nossa marcha ao topo da Indy. A Arrow [companheira técnica da SPM] é uma tremenda parceira que viu nosso crescimento desde 2015 e quis criar uma nova parceria. Tudo isso combinado com recursos técnicos e oportunidades comerciais tanto da McLaren quanto da Arrow trazem à mesa uma combinação vencedora", argumentou Schmidt.

"Estou realmente animado com o que podemos alcançar junto de nossa parceira de longo prazo, a Arrow, e agora com essa nova parceria com a McLaren, que nos torna uma força unida. Fico igualmente animado que Sam e eu possamos continuar nossa velha relação e manter nossa posição como donos da companhia. Mal posso esperar para ver o que o futuro guarda", complementou Peterson.

É importante lembrar que a McLaren não é uma novata na Indy, mas a última vez em que teve uma equipe de fábrica operando a valer foi na temporada 1979 - naquela década contou ainda com outras equipes, como a Penske, utilizando o chassi forjado pela marca inglesa. Foram três vitórias nas 500 Milhas de Indianápolis - Mark Donohue, em 1972, e Johnny Rutherford, em 1974 e 1976 - e dois títulos - Roger McCluskey, em 1973, e Tom Sneva, em 1977. Quando o time deixou o campeonato, ao fim de 1979, tinha 28 vitórias.

Fonte: Grande Prêmio


O line-up em 2020:

(confirmados em negrito)

Toda a temporada:

01. Andretti - Alexander Rossi
02. Andretti - Ryan Hunter-Reay
03. Andretti - Zach Veach
04. Andretti/Bryan Herta Autosport - Marco Andretti
05. Arrow McLaren Racing SP - James Hinchcliffe?
06. Arrow McLaren Racing SP - Nicholas Latifi? Santino Ferrucci? Marcus Ericsson? Colton Herta? Felipe Nasr?
07. Carlin - Max Chilton?
08. Dale Coyne - Sébastien Bourdais
09. Dale Coyne - Santino Ferrucci?
10. Ed Carpenter Racing - Spencer Pigot?
11. Foyt - Tony Kanaan?
12. Foyt - Matheus Leist?
13. Ganassi - Felix Rosenqvist?
14. Ganassi - Scott Dixon
15. Harding/Steinbrenner Racing - Colton Herta?
16. Penske - Will Power?
17. Penske - Josef Newgarden
18. Penske - Simon Pagenaud 
19. RLL - Graham Rahal
20. RLL - Takuma Sato


Alguma(s) corrida(s):
21. Andretti - Conor Daly? (Indy 500)
22. Arrow McLaren Racing SP - Fernando Alonso? (Indy 500)
23. Carlin? - Charlie Kimball?, Conor Daly?, Sage Karam?
24. Carlin? - ? (Indy 500)
25. Clauson-Marshall Racing? - Pippa Mann? (Indy 500)
26. Dale Coyne? - James Davison? (Indy 500)
27. DragonSpeed - Ben Hanley?
28. Dreyer and Reinbold - Sage Karam? (Indy 500)
29. Dreyer and Reinbold? - J.R. Hildebrand? (Indy 500)
30. Ed Carpenter Racing - Ed Carpenter (ovais), Ed Jones? (mistos)
31. Ed Carpenter Racing/Scuderia Corsa? - Ed Jones? (Indy 500)
32. Juncos? - Kyle Kaiser? (COTA, Indy 500)
33. Penske? - Hélio Castroneves? (Indy GP. Indy 500)
34. RLL? - Jordan King? (Indy 500)
35. Schmidt-Peterson/Meyer-Shank Racing? - Jack Harvey?
36. Schmidt-Peterson/Team Stange - Oriol Servia (Indy 500)

Nenhum comentário: