terça-feira, 11 de setembro de 2018

Fórmula 1: Leclerc substitui Raikkonen e será piloto da Ferrari em 2019; Raikkonen retorna à Sauber e permanece na F1


A Ferrari terá um novo piloto para a temporada de 2019 da F1. Charles Leclerc foi confirmado como substituto de Kimi Raikkonen e formará dupla com Sebastian Vettel no próximo ano.

O monegasco também será o primeiro membro da Academia de Pilotos da Ferrari a ser promovido ao time principal na categoria. Ele, aos 21 anos em 2019, também será o segundo mais jovem a guiar pelo time, mais velho somente do que o mexicano Ricardo Rodriguez.

“Sonhos se tornam realidade... Estarei guiando pela Ferrari na temporada de 2019 da F1”, disse Leclerc. “Serei eternamente grato à Ferrari pela oportunidade que me foi dada. A Nicolas Todt, por me apoiar desde 2011. A minha família. A uma pessoa que não faz mais parte deste mundo, mas a quem devo tudo o que está acontecendo comigo: papai. A Jules, obrigado a tudo pelo que você me ensinou. Nunca nos esqueceremos de você, e a todas as pessoas que me apoiaram e acreditaram em mim. Trabalharei mais duro que nunca para não decepcionar vocês. Mas, antes, há uma temporada para terminar, em uma equipe incrível que me deu oportunidade de lutar e mostrar meu potencial. Vamos lá, Sauber F1 Team.”

A mudança marcará uma ascensão meteórica de Leclerc, que, nos últimos dois anos, emendou títulos na GP3 e F2 para ganhar sua promoção pela Sauber. Seu desempenho convenceu a Ferrari de que ele estava preparado para uma promoção imediata.

Raikkonen, por sua vez, foi confirmado na equipe Sauber e permanecerá no grid da F1.
O finlandês fez sua estreia na categoria justamente pela Sauber, em 2001, pouco antes de se juntar à McLaren. Agora, ao abrir espaço para a chegada de Charles Leclerc à Ferrari, Raikkonen voltará à velha casa.

A Sauber confirmou Raikkonen para a temporada de 2019, mas o finlandês escreveu em seu Instagram que se trata de um acordo de duas temporadas.

Ele escreveu: “Adivinhe quem voltou? Os próximos dois anos serão com a Sauber! É uma sensação extremamente boa voltar ao lugar em que tudo começou.”

O chefe da Sauber, Fred Vasseur, comemorou: “Assinar com Kimi Raikkonen representa um importante pilar para nosso projeto e nos coloca ainda mais próximos de nossa meta de obter um progresso significativo como equipe em um futuro próximo”, disse Vasseur.

“Kimi é um talento indubitável e tem uma experiência imensa na F1 e não só contribuirá com o desenvolvimento do carro, mas também vai acelerar o crescimento e desenvolvimento de nós enquanto equipe.”

“Juntos, começaremos 2019 com uma forte base, guiados pela determinação de lutar pelos resultados que importam.”

Raikkonen, portanto, é o único piloto confirmado pela Sauber na temporada de 2019.

Fonte: Motorsport.com


O line-up em 2019:
(confirmados em negrito)

01. Ferrari - Sebastian Vettel
02. Ferrari - Charles Leclerc
03. Force India (Racing Point) - Lance Stroll?
04. Force India (Racing Point) - Sergio Pérez?
05. Haas - Romain Grosjean?
06. Haas - Kevin Magnussen
07. McLaren - Carlos Sainz Jr
08. McLaren - Lando Norris
09. Mercedes GP - Lewis Hamilton
10. Mercedes GP - Valtteri Bottas
11. Red Bull - Max Verstappen
12. Red Bull - Pierre Gasly
13. Renault - Nico Hulkenberg
14. Renault - Daniel Ricciardo
15. Sauber - Kimi Raikkonen
16. Sauber - Marcus Ericsson? Antonio Giovinazzi?
17. Toro Rosso - Dan Ticktum? Daniil Kvyat?
18. Toro Rosso - Brendon Hartley? Jean-Eric Vergne?
19. Williams - George Russell?
20. Williams - Sergey Sirotkin?

Nenhum comentário: