quinta-feira, 30 de maio de 2013

Fórmula Indy: Panther dispensa Hildebrand e chama Briscoe para correr em Detroit

De forma inesperada, a Panther anunciou nesta quinta-feira que JR Hildebrand não será mais piloto do #4 no restante da temporada.
Campeão de 2009 da Indy Lights, o americano virou titular da equipe em 2011. Seu melhor resultado – e ponto alto da carreira – veio justamente naquela temporada, quando liderou as 500 Milhas de Indianápolis até a última curva, mas bateu ao tentar desviar de um retardatário e deixou a vitória nas mãos de Dan Wheldon. Apesar do erro, o piloto de 25 anos ainda conseguiu se arrastar para cruzar na segunda posição, seu único pódio até hoje na categoria.
Nesta temporada, Hildebrand vinha apresentando desempenho discreto, embora tenha conseguido um bom quinto lugar no GP de Long Beach. Novamente em Indianápolis, ele não conseguiu converter o positivo décimo posto no grid em um resultado decente, já que bateu logo no começo e acabou classificado na 33ª e última colocação.
Segundo informações da imprensa americana, foi justamente esse último acidente o moto do rompimento, apesar de o sócio administrativo da escuderia, John Barnes, não ter tocado no assunto no comunicado oficial da escuderia. Segundo ele, a decisão foi tomada em consentimento mútuo. “Gostaríamos de agradecer a JR Hildebrand por suas contribuições. Ele é um cara jovem, de classe, e alguém que tem representando bem nosso time e nossos patrocinadores desde 2011. Com certeza desejamos o melhor para o futuro dele, de sua família e de seus representantes”, declarou.
Para a rodada dupla de Detroit, que será disputada neste fim de semana, a equipe já escolheu o australiano Ryan Briscoe como substituto. Detentor de sete vitórias na série, o australiano foi dispensado pela Penske ao final de 2012, ficando sem cockpit fixo para esta temporada. Mesmo assim, esteve presente nas 500 Milhas, conduzindo um quarto conjunto Dallara-Honda da Ganassi.
“Estou inacreditavelmente empolgado por voltar à Indy, pilotando o carro da Panther neste fim de semana. Competi contra este time por um longo tempo, e vai ser ótimo ter a oportunidade de trabalhar com John Barnes e os caras da equipe. Tenho confiança de que todos vamos trabalhar bem juntos, e poderemos conquistar um bom resultado em Detroit”, disse o competidor de 31 anos.
Hildebrand, por sua vez, ainda se mostra incrédulo e decepcionado. À publicação “IndyStar”, ele afirmou que em nenhum momento a escuderia havia colocado sua permanência em risco caso o resultado das últimas 500 Milhas não fosse satisfatório. No entanto, admitiu que a decisão foi tomada com sua participação.
“É decepcionante. Eu estava esperando evoluir nas próximas provas e ser competitivo com o carro #4. Tivemos bom ritmo no Brasil e em Long Beach. Alcançamos um top five, estávamos bem en Indianápolis e, geralmente, vamos bem no conjunto de ovais logo depois de Detroit. É frustrante não poder mostrar isso”, declarou.
“Eu e John Barnes pensamos que venceríamos [as 500 Milhas]. Estávamos todos muito confiantes e tínhamos carro para andar lá na frente. Embora eu tenha ficado preocupado [com as consequências do acidente], claro, não esperava que as coisas fossem acontecer dessa forma. Chegamos coletivamente a essa decisão”, completou.
A primeira bateria em Belle Isle será disputada no sábado, enquanto a segunda está marcada para o domingo.

Fonte: Tazio


O line-up em 2013:

confirmados em bold

01. Andretti - James Hinchcliffe
02. Andretti - Marco Andretti
03. Andretti - Ryan Hunter-Reay
04. Andretti-HVM - Ernesto Viso
05. Bryan Herta Autosport Alex Tagliani
06. Dale Coyne - Justin Wilson
07. Dale Coyne - Mike Conway
08. Dragon - Sebastián Saavedra
09. Dragon - Sébastien Bourdais
10. ECR - Ed Carpenter
11. Foyt - Takuma Sato
12. Ganassi Target - Dario Franchitti
13. Ganassi Target - Scott Dixon
14. Ganassi-Preudhomme - Charlie Kimball
15. KV Racing - Simona de Silvestro
16. KV Racing - Tony Kanaan
17. Panther - Ryan Briscoe
18. Penske - Hélio Castroneves
19. Penske - Will Power
20. RLL - Graham Rahal
21. RLL - James Jakes
22. Sarah Fisher Hartman Racing - Josef Newgarden
23. Schmidt-Hamilton - Simon Pagenaud
24. Schmidt-Peterson Tristan Vautier

Alguma(s) corrida(s):
25. Andretti - Carlos Muñoz (Indy 500)
26. Dale Coyne - Pippa Mann (Indy 500)
27. Foyt - Conor Daly (Indy 500)
28. Ganassi - Ryan Briscoe (Indy 500)
29. Lazier Partners Racing - Buddy Lazier (Indy 500)
30. Panther/DRR - Oriol Servia
31. Panther - Townsend BELL (Indy 500)
32. Penske - A.J. Allmendinger
33. RLL -  Mike Conway / Michel Jourdain Jr. (Indy 500)
34. Schmidt-Peterson - Katherine Legge (Indy 500)

Nenhum comentário: