segunda-feira, 26 de setembro de 2011

Fórmula Indy: Wheldon assume vaga de Tagliani e corre no Kentucky pela Sam Schmidt

O britânico Dan Wheldon vai substituir Alex Tagliani na Sam Schmidt e vai guiar o carro 77 na etapa do Kentucky, que será disputada no próximo domingo (2), no circuito oval de 1,5 milha em Sparta.

Wheldon venceu as 500 Milhas de Indianápolis pela segunda vez na carreira após final épico no último mês de maio. O piloto correu pela equipe de Bryan Herta, que juntou forças com a Curb/Argajanian e também com a Sam Schmidt. De olho em parte no prêmio, a equipe abriu mão de contar com Tagliani para dar mais quilometragem ao britânico visando Las Vegas.

“Mal posso agradecer a Alex por me deixar guiar seu carro em Kentucky e trabalhar com a equipe na preparação para Las Vegas”, declarou o bicampeão das 500 Milhas de Indianápolis, animado por se unir novamente à equipe no Kentucky.

“Estou muito empolgado com esta oportunidade e ansioso para trabalhar com todos da equipe. Eles foram grande parte do nosso esforço em maio, e vou fazer meu melhor para voltar a vencer”, comentou Wheldon.

Wheldon é o único piloto do grid que vai lutar pelo prêmio milionário em Las Vegas. A Indy, que cogitou a participação de pilotos como Alex Zanardi, Jacques Villeneuve e Travis Pastrana, terá apenas o britânico, que vai largar em último no grid do circuito oval. Em caso de vitória, Dan vai dividir o prêmio de US$ 5 milhões com um espectador, que será sorteado.

Apesar de não ficar satisfeito pela ausência no Kentucky, Tagliani se mostrou disposto a ajudar o amigo em sua readaptação ao Dallara Honda da Sam Schmidt. “Obviamente, não fico feliz por ficar de fora no Kentucky, mas é uma chance bastante animadora. Dan e eu somos bons amigos, e fico com ciúme ao vê-lo correr pelos US$ 5 milhões”, brincou o canadense.

“Mas apoio o que a Indy tem feito para atrair o interesse dos fãs e farei tudo o que puder para ajudar a Sam Schmidt e Dan em Kentucky na preparação para Las Vegas”, finalizou.

Wheldon, sem contrato para disputar toda a temporada, tem sido o test-driver do novo chassi Dallara, que será adotado pela categoria a partir de 2012. O ano vai marcar o uso do novo pacote aerodinâmico. A categoria deixará de usar somente motores Honda e também contará com propulsores da Chevrolet e Lotus.

Fonte: Grande Prêmio


O line-up em 2011:

confirmados em bold

01. ANDRETTI - Danica Patrick
02. ANDRETTI - Marco Andretti
03. ANDRETTI - Ryan Hunter-Reay
04. ANDRETTI - Mike Conway
05. DALE COYNE - Sebastian Bourdais (circuitos mistos) / Alex Lloyd (ovais)
06. DALE COYNE - James Jakes
07. DREYER & REINBOLD - Townsend Bell
08. DREYER & REINBOLD - Ana Beatriz
09. FOYT - Vitor Meira
10. GANASSI-PREUDHOMME - Graham Rahal
11. GANASSI-PREUDHOMME - Charlie Kimball
12. HVM RACING - Simona de Silvestro
13. KV RACING - Takuma Sato
14. KV RACING - Ernesto Viso
15. KV RACING - Tony Kanaan
16. NEWMAN HAAS - Oriol Servia
17. NEWMAN HAAS - James Hinchcliffe
18. PANTHER - JR Hildebrand
19. PENSKE - Hélio Castroneves
20. PENSKE - Ryan Briscoe
21. PENSKE - Will Power
22. SAM SCHMIDT - Dan Wheldon
23. TARGET GANASSI - Scott Dixon
24. TARGET GANASSI - Dario Franchitti

Alguma(s) corrida(s):

25. AFS/Sam Schmidt - Hideki Mutoh
26. CONQUEST - Dillon Battistini
27. Dragon/Sam Schmidt - Ho-Pin Tung
28. DREYER & REINBOLD - Davey Hamilton
29. PANTHER - Buddy Rice
30. Rahal Letterman - Pippa Mann
31. Rahal Letterman - Jay Howard
32. Sam Schmidt Motorsports - Wade Cunningham
33. Sarah Fisher Racing - Ed Carpenter
34. SH Racing/DREYER & REINBOLD - Tomas Scheckter

Nenhum comentário: