segunda-feira, 12 de setembro de 2011

Fórmula Indy: João Paulo de Oliveira fecha com a Conquest e faz estreia na Indy no circuito de Motegi

Campeão da F3 Alemã e Japonesa, e atualmente detentor do título da F-Nippon, João Paulo de Oliveira terá sua primeira chance em uma categoria de ponta do automobilismo mundial. O brasileiro de 30 anos foi confirmado nesta segunda-feira (12) como piloto da Conquest para a etapa nipônica da Indy, que será disputada no circuito misto de Motegi neste fim de semana.

Oliveira substituirá o jovem colombiano Sebastian Saavedra no carro 34 da Conquest, time de Eric Bachelart. O experiente piloto foi escolhido pelo belga por conta de sua vivência no automobilismo japonês, sobretudo em Motegi. Pela primeira vez a Indy correrá na versão mista do traçado, já que o circuito oval foi vetado pela direção da prova por conta de danos nas estruturas pelo terremoto que devastou parte do Japão em março deste ano.

Certamente o mais experiente do grid da Indy quando se trata de Motegi, João Paulo descreveu o traçado da próxima etapa da temporada. “Motegi é uma pista lisa e muito técnica. Isso exige muito dos freios também. É formada principalmente por curvas lentas seguidas por longas retas, então você precisa obter o máximo de frenagem sem comprometer as saídas de curva”, comentou Oliveira, atualmente terceiro colocado nas duas competições em que participa em 2011: Super GT e F-Nippon.

O piloto terá três treinos livres para se adaptar ao Dallara-Honda da Conquest em Motegi antes da sessão classificatória. “Não vou mudar minha postura. Preciso aprender os limites do carro e então, saber como tirar o máximo dele na classificação”, declarou. “Não será uma tarefa fácil, mas estou confiante de que podemos alcançar velocidade e ter um bom fim de semana”, acrescentou o brasileiro.

Oliveira revelou que já planejava disputar uma prova da Indy há tempos, mas só agora teve uma chance real. “Sempre tive em contato com o pessoal dos Estados Unidos, mas apenas agora apareceu algo real. A oportunidade estava lá e eu aproveitei. No automobilismo, você tem de estar pronto sempre que algo aparece, e eu sinto que isso apareceu na hora certa.”

“Ao me unir à Conquest, é uma oportunidade emocionante nessa fase da minha carreira. Tenho acompanhado a Indy durante os anos e é animador fazer minha estreia no Japão", vibrou.

João Paulo disse também sobre obter nova oportunidade na Indy em 2012. “Agora estou focado somente nesta corrida e vou tentar corresponder com um bom resultado para a equipe. Vou dar um passo de cada vez”, finalizou.

Novo chefe de Oliveira, Bachelart exaltou a chegada do brasileiro à Conquest. "Estou muito animado por ter a chance de trabalhar com JP neste fim de semana no Japão. Motegi será o último circuito misto com o carro atual e estamos ansiosos para termos um bom fim de semana lá. JP conhece a pista muito bem, ao mesmo tempo que ele terá pouco tempo para se ambientar ao carro", declarou o belga.

João Paulo será patrocinado pela Ceremony, empresa baseada em Saitama — cidade ao norte do Japão — e que promove casamentos e também funerais.

Fonte: Grande Prêmio


O line-up em 2011:

confirmados em bold

01. ANDRETTI - Danica Patrick
02. ANDRETTI - Marco Andretti
03. ANDRETTI - Ryan Hunter-Reay
04. ANDRETTI - Mike Conway
05. CONQUEST - Sebastian Saavedra
06. DALE COYNE - Sebastian Bourdais (circuitos mistos) / Alex Lloyd (ovais)
07. DALE COYNE - James Jakes
08. DREYER & REINBOLD - Giorgio Pantano
09. DREYER & REINBOLD - Ana Beatriz
10. FOYT - Vitor Meira
11. GANASSI-PREUDHOMME - Graham Rahal
12. GANASSI-PREUDHOMME - Charlie Kimball
13. HVM RACING - Simona de Silvestro
14. KV RACING - Takuma Sato
15. KV RACING - Ernesto Viso
16. KV RACING - Tony Kanaan
17. NEWMAN HAAS - Oriol Servia
18. NEWMAN HAAS - James Hinchcliffe
19. PANTHER - JR Hildebrand
20. PENSKE - Hélio Castroneves
21. PENSKE - Ryan Briscoe
22. PENSKE - Will Power
23. SAM SCHMIDT - Alex Tagliani
24. TARGET GANASSI - Scott Dixon
25. TARGET GANASSI - Dario Franchitti

Algumas corridas:

26. AFS/Sam Schmidt - Hideki Mutoh
27. Dragon/Sam Schmidt - Ho-Pin Tung
28. DREYER & REINBOLD - Davey Hamilton
29. PANTHER - Buddy Rice
30. Rahal Letterman - Pippa Mann
31. Sam Schmidt Motorsports - Wade Cunningham
32. Sarah Fisher Racing - Ed Carpenter
33. SH Racing/DREYER & REINBOLD - Tomas Scheckter

Nenhum comentário: