sexta-feira, 25 de fevereiro de 2011

Fórmula Indy: De Ferran Dragon encerra atividades na Indy

Um dia depois de Tony Kanaan confirmar que não vai disputar a temporada da Indy em 2011 pela De Ferran Dragon, a equipe anunciou nesta quinta-feira (24) o encerramento de suas atividades na categoria norte-americana. O time de propriedade do brasileiro Gil de Ferran, de Jay Penske, filho de Roger, e do empresário Stephen J. Luczo sucumbiu devido à falta de patrocinadores.

A equipe tinha em Kanaan a mais forte possibilidade de sobreviver na Indy. A ideia era usar o brasileiro, campeão em 2004, para atrair investidores. Em dezembro passado, o time reuniu a imprensa em São Paulo para anunciar o acordo com Tony, que havia deixado a Andretti também por conta da escassez de suporte financeiro.

O anúncio, entretanto, foi feito sem a garantia de que o piloto realmente correria em 2011. Isso porque a cerimônia foi uma forma de Gil pressionar seus sócios a tentarem buscar recursos, o que acabou não acontecendo de fato. Daí o anúncio nesta quarta (23) de que Tony estava fora da equipe para essa temporada.

"Nós trabalhamos duro para financiar esse projeto e tentamos de tudo, mas, no fim das contas, simplesmente não conseguimos levantar os recursos necessários", afirmou De Ferran. "É uma pena, porque nós mantivemos a nossa equipe completa durante todo o inverno. E estávamos confiantes de que teríamos uma boa temporada pela frente", completou o brasileiro.

Sobre a chance de disputar algumas provas ao longo do ano, Gil foi categórico. "Acredite, nós estudamos todos os cenários possíveis: metade da temporada, as 500 Milhas de Indianápolis, alguns corridas no fim do ano. Mas isso também não é possível", revelou.

E, questionado se poderia retornar como dono de equipe em 2012, o brasileiro respondeu: "Pessoalmente, adoro corridas, e isso sempre foi a minha vida e amo a Indy. Mas não vou tomar nenhuma decisão imediata sobre o futuro."

A parceria entre De Ferran, Penske e Luczo havia sido formada em fevereiro do ano passado. Antes disso, a então Luczo Dragon existia desde 2006. Raphael Matos foi quem pilotou pela equipe em 2010. O melhor resultado do mineiro foi um quarto lugar na etapa de São Paulo. O piloto repetiu a colocação também em Watkins Glen.

Fonte: Grande Prêmio


O line-up em 2011:

confirmados em bold

01. ANDRETTI - Danica Patrick
02. ANDRETTI - Marco Andretti
03. ANDRETTI - Ryan Hunter-Reay
04. ANDRETTI - Mike Conway
05. CONQUEST - Bertrand Baguette?
06. CONQUEST - Paul Tracy?
07. DALE COYNE - Sebastian Bourdais?
08. DALE COYNE - Martin Plowman?
09. DREYER & REINBOLD - Justin Wilson
10. DREYER & REINBOLD - ?
11. FAZZT - Alex Tagliani
12. FOYT - Vitor Meira
13. GANASSI - Graham Rahal
14. GANASSI - Charlie Kimball
15. HVM RACING - Simona de Silvestro
16. KV RACING - Takuma Sato
17. KV RACING - Ernesto Viso
18. NEWMAN HAAS - James Hinchcliffe?
19. PANTHER - JR Hildebrand
20. PENSKE - Hélio Castroneves
21. PENSKE - Ryan Briscoe
22. PENSKE - Will Power
23. TARGET GANASSI - Scott Dixon
24. TARGET GANASSI - Dario Franchitti

Algumas corridas e/ou (somente) Indy 500:

25. Bryan Herta Autosport - ?
26. DREYER & REINBOLD - ?
27. FAZZT - ?
28. Foyt - A.J. Foyt IV?
29. NEWMAN HAAS - ?
30. Rahal Letterman - ?
31. Sam Schmidt Motorsports - Wade Cunningham
32. Sam Schmidt Motorsports - Jay Howard
33. Sarah Fisher Racing - Ed Carpenter
34. SH/KV Racing - ?

Nenhum comentário: