Carlos Sainz vai defender a Williams na temporada 2025 da Fórmula 1. O anúncio saiu nesta segunda-feira (29) pós-GP da Bélgica, no primeiro dia das férias de verão da categoria. O contrato é válido por dois anos, portanto Sainz estará em Grove quando as novas regras da F1 chegarem.
Com Alexander Albon já renovado, o cenário que já era esperado se confirma: Sainz entra na vaga de Logan Sargeant na próxima temporada. O americano, assim, deixa a Williams após duas temporadas disputadas.
“Estou muito feliz por anunciar que vou me juntar à Williams de 2025 em diante”, disse Sainz no comunicado emitido pela equipe. “Não é segredo que o mercado de pilotos deste ano foi excepcionalmente complexo por várias razões, e isso me levou a tomar algum tempo até anunciar minha decisão. No entanto, estou completamente confiante de que a Williams é o lugar certo para continuar minha jornada na F1”, afirmou.
“Estou extremamente orgulhoso por me juntar a um time histórico e de tanto sucesso, onde meus heróis de infância pilotaram no passando e deixaram suas marcas no esporte”, destacou.
“A meta final de trazer a Williams de volta para onde ela pertence, na frente do grid, é um desafio que eu abraço com entusiasmo e positividade. Estou convencido de que esta equipe tem todos os ingredientes certos para fazer história novamente”, encerrou Sainz.
James Vowles, por sua vez, afirmou que “Carlos se juntando à Williams é uma forte demonstração, por ambas as partes, de nossos objetivos”.
“Carlos demonstrou que é um dos pilotos mais talentosos do grid, com pedigree vencedor de corridas, e isso ressalta a trajetória ascendente em que estamos. Carlos traz não apenas experiência e desempenho, mas também uma motivação feroz para extrair cada décimo da equipe e do carro. É o ajuste é perfeito”, seguiu.
“Com Alex e Carlos, teremos uma das mais formidáveis duplas de pilotos do grid e com enorme experiência para nos guiar para o regulamento de 2026. A crença deles na missão desta organização demonstra a magnitude do trabalho que está acontecendo nos bastidores”, continuou Vowles.
“As pessoas não devem ter dúvidas sobre nossa ambição e ímpeto enquanto continuamos nossa jornada de volta à competitividade — estamos aqui, somos sérios e com o apoio da Dorilton estamos investindo no que for preciso para retornar à frente do grid. Também quero agradecer a Logan por tudo o que ele fez pela equipe e sei que ele continuará lutando muito por nós nas próximas corridas”, finalizou o dirigente.
Fonte: Grande Prêmio
O line-up em 2025:
(confirmados em negrito)
01. Alpine - Pierre Gasly
02. Alpine - ?03. Aston Martin - Lance Stroll
04. Aston Martin - Fernando Alonso
05. Ferrari - Lewis Hamilton
06. Ferrari - Charles Leclerc
07. Haas - Oliver Bearman
08. Haas - Esteban Ocon
09. McLaren - Oscar Piastri
10. McLaren - Lando Norris
11. Mercedes - Andrea Kimi Antonelli?
12. Mercedes - George Russell
13. Racing Bulls - Yuki Tsunoda
14. Racing Bulls - Daniel Ricciardo?15. Red Bull - Max Verstappen
16. Red Bull - Sérgio Perez
17. Sauber - Nico Hulkenberg
18. Sauber - Valtteri Bottas? Guanyu Zhou?19. Williams - Alexander Albon
20. Williams - Carlos Sainz