segunda-feira, 29 de julho de 2024

Fórmula 1: Sainz acerta com Williams

 

Carlos Sainz vai defender a Williams na temporada 2025 da Fórmula 1. O anúncio saiu nesta segunda-feira (29) pós-GP da Bélgica, no primeiro dia das férias de verão da categoria. O contrato é válido por dois anos, portanto Sainz estará em Grove quando as novas regras da F1 chegarem.

Com Alexander Albon já renovado, o cenário que já era esperado se confirma: Sainz entra na vaga de Logan Sargeant na próxima temporada. O americano, assim, deixa a Williams após duas temporadas disputadas.

“Estou muito feliz por anunciar que vou me juntar à Williams de 2025 em diante”, disse Sainz no comunicado emitido pela equipe. “Não é segredo que o mercado de pilotos deste ano foi excepcionalmente complexo por várias razões, e isso me levou a tomar algum tempo até anunciar minha decisão. No entanto, estou completamente confiante de que a Williams é o lugar certo para continuar minha jornada na F1”, afirmou.

“Estou extremamente orgulhoso por me juntar a um time histórico e de tanto sucesso, onde meus heróis de infância pilotaram no passando e deixaram suas marcas no esporte”, destacou.

“A meta final de trazer a Williams de volta para onde ela pertence, na frente do grid, é um desafio que eu abraço com entusiasmo e positividade. Estou convencido de que esta equipe tem todos os ingredientes certos para fazer história novamente”, encerrou Sainz.

James Vowles, por sua vez, afirmou que “Carlos se juntando à Williams é uma forte demonstração, por ambas as partes, de nossos objetivos”.

“Carlos demonstrou que é um dos pilotos mais talentosos do grid, com pedigree vencedor de corridas, e isso ressalta a trajetória ascendente em que estamos. Carlos traz não apenas experiência e desempenho, mas também uma motivação feroz para extrair cada décimo da equipe e do carro. É o ajuste é perfeito”, seguiu.

“Com Alex e Carlos, teremos uma das mais formidáveis ​​duplas de pilotos do grid e com enorme experiência para nos guiar para o regulamento de 2026. A crença deles na missão desta organização demonstra a magnitude do trabalho que está acontecendo nos bastidores”, continuou Vowles.

“As pessoas não devem ter dúvidas sobre nossa ambição e ímpeto enquanto continuamos nossa jornada de volta à competitividade — estamos aqui, somos sérios e com o apoio da Dorilton estamos investindo no que for preciso para retornar à frente do grid. Também quero agradecer a Logan por tudo o que ele fez pela equipe e sei que ele continuará lutando muito por nós nas próximas corridas”, finalizou o dirigente.

Fonte: Grande Prêmio


O line-up em 2025:

(confirmados em negrito)

 

01. Alpine - Pierre Gasly

02. Alpine - ?

03. Aston Martin - Lance Stroll 

04. Aston Martin - Fernando Alonso

05. Ferrari - Lewis Hamilton

06. Ferrari - Charles Leclerc 

07. Haas - Oliver Bearman

08. Haas - Esteban Ocon

09. McLaren - Oscar Piastri

10. McLaren - Lando Norris 

11. Mercedes - Andrea Kimi Antonelli?

12. Mercedes - George Russell

13. Racing Bulls - Yuki Tsunoda

14. Racing Bulls - Daniel Ricciardo?

15. Red Bull - Max Verstappen 

16. Red Bull - Sérgio Perez

17. Sauber - Nico Hulkenberg

18. Sauber - Valtteri Bottas? Guanyu Zhou?

19. Williams - Alexander Albon

20. Williams - Carlos Sainz

quinta-feira, 25 de julho de 2024

Fórmula 1: Haas assina com Ocon para temporada 2025

Esteban Ocon foi mais uma peça a se mover no mercado de pilotos da Fórmula 1 2025. Nesta quinta-feira (25), o francês foi anunciado pela Haas. 

“Estou muito satisfeito por termos assegurando Esteban Ocon na Haas”, começou o chefe do time, Ayao Komatsu, no comunicado oficial enviado à imprensa. O japonês ainda recordou-se dos tempos de Lotus, quando foi engenheiro de corrida do francês. “Ele exibiu o talento fruto dos fortes desempenhos nas categorias de base na época, pois havia acabado de vencer a Fórmula 3 Europeia em 2014.”

“Esteban tornou-se um talento estabelecido na Fórmula 1 e, claro, um vencedor de GPs. A experiência que ele traz, não apenas do próprio talento, mas também do trabalho ao lado de uma equipe de fábrica, será vantajosa para nosso crescimento como organização. Era vital que tivéssemos um piloto com experiência ao lado de Oliver Bearman no próximo ano, mas Esteban tem apenas 27 anos — ainda é jovem e tem muito a provar também. Acho que temos uma dupla de dinâmica e faminta e estou ansioso para receber Esteban na Haas em 2025”, acrescentou.

O proprietário Gene Haas, por sua vez, também citou a importância de suprir a ausência de Nico Hülkenberg com um ‘piloto com pedigree’ na F1, e Esteban “sem dúvida se enquadra nessa missão”.

“Nas equipes em que competiu, ele provou ser alguém que está continuamente na briga e marcando pontos — é essa continuidade que queremos capitalizar à medida que buscamos maiores ganhos de desempenho na pista. Temos uma mistura de juventude e experiência em nossa futura formação de pilotos e estou animado para ver os resultados.”

Ocon também rendeu elogios à nova casa e se disse animado para se juntar “a uma equipe ambiciosa, cujo espírito, ética de trabalho e trajetória ascendente inegável realmente impressionam”.

“Gostaria de agradecer a Gene Haas e Ayao Komatsu pela confiança e apoio e pelas nossas conversas honestas e frutíferas nestes últimos meses. Pelo lado mais pessoal, estou muito feliz por trabalhar com Ayao novamente, já que ele fez parte da minha estreia quando entrei pela primeira vez num carro de Fórmula 1 durante meus tempos de Lotus Junior, há mais de dez anos. A Haas tem planos animadores e metas claras para o futuro, e estou muito ansioso para trabalhar com todos em Kannapolis, Banbury e Maranello e ser parte deste grande projeto”, encerrou. 

Fonte: Grande Prêmio


O line-up em 2025:

(confirmados em negrito)

 

01. Alpine - Pierre Gasly

02. Alpine - Carlos Sainz?

03. Aston Martin - Lance Stroll 

04. Aston Martin - Fernando Alonso

05. Ferrari - Lewis Hamilton

06. Ferrari - Charles Leclerc 

07. Haas - Oliver Bearman

08. Haas - Esteban Ocon

09. McLaren - Oscar Piastri

10. McLaren - Lando Norris 

11. Mercedes - Andrea Kimi Antonelli?

12. Mercedes - George Russell

13. Racing Bulls - Yuki Tsunoda

14. Racing Bulls - Daniel Ricciardo?

15. Red Bull - Max Verstappen 

16. Red Bull - Sérgio Perez

17. Sauber - Nico Hulkenberg

18. Sauber - Valtteri Bottas? Guanyu Zhou? Carlos Sainz?

19. Williams - Alexander Albon

20. Williams - Carlos Sainz? Andrea Kimi Antonelli? Logan Sargeant?

quarta-feira, 17 de julho de 2024

Fórmula Indy: Dale Coyne confirma Sowery no carro #51 para etapas de Toronto e Portland

A Dale Coyne mantém o rodízio de pilotos no #51 na temporada 2024 da Indy e traz de volta Toby Sowery nos GPs de Toronto, marcado para este final de semana, e Portland, agendado para o dia 25 de agosto.

Ao longo de 2024, Colin Braun, Nolan Siegel, Luca Ghiotto, Tristan Vautier e Katherine Legge compartilharam a pilotagem no #51, além de Sowery, que conseguiu o melhor resultado do carro na temporada: 13º lugar no GP de Mid-Ohio.

“Incrível estar de volta à Dale Coyne. Tivemos uma estreia muito boa, que deixa nossa expectativa certamente mais alta. Agora temos mais um final de semana pela frente. Sinto que tenho algum conhecimento e a meta, definitivamente, é ter um bom resultado”, declarou Sowery.

“Faz muito tempo que não corro em Toronto e Portland, mas gostei bastante quando estive nesse lugares. Venci com a Indy NXT em Portland, então vai ser bom retornar. Mal posso esperar por essas corridas no #51 da Dale Coyne”, completou.

“Toby nos impressionou em Mid-Ohio e estamos felizes por ele estar de volta. Ele mostrou velocidade logo de cara, mesmo sem nunca ter andado no carro. Estamos ansiosos por vê-lo nas ruas de Toronto nesse final de semana”, falou Dale Coyne, dono da equipe que leva seu nome.

Fonte: Grande Prêmio


O line-up em 2024: 

(confirmados em negrito)

 

Toda a temporada:

01. Andretti Autosport - Kyle Kirkwood

02. Andretti Autosport - Marcus Ericsson

03. Andretti Autosport - Colton Herta

04. Arrow McLaren Racing - Patricio O'Ward 

05. Arrow McLaren Racing - Alexander Rossi

06. Arrow McLaren Racing - Nolan Siegel

07. Dale Coyne - Jack Harvey

08. Ed Carpenter Racing - Rinus VeeKay

09. Foyt - Sting Ray Robb

10. Foyt - Santino Ferrucci

11. Ganassi - Alex Palou

12. Ganassi - Scott Dixon 

13. Ganassi - Linus Lundqvist

14. Ganassi - Marcus Armstrong

15. Ganassi - Kyffin Simpson

16. Juncos Hollinger Racing - Romain Grosjean

17. Juncos Hollinger Racing - Agustin Canapino, Nolan Siegel (Road America)

18. Meyer-Shank RacingTom Blomqvist (até Indy 500), Helio Castroneves (Detroit e Road America), David Malukas (Laguna Seca em diante)

19. Meyer-Shank Racing - Felix Rosenqvist

20. Penske - Will Power 

21. Penske - Josef Newgarden

22. Penske - Scott McLaughlin 

23. RLL - Graham Rahal 

24. RLL - Pietro Fittipaldi

25. RLL - Christian Lundgaard

 
Alguma(s) corrida(s):

26. Andretti Autosport - Marco Andretti (Indy 500)

27. Arrow McLaren Racing - Kyle Larson (Indy 500) / Callum Illot (São Petersburgo, Desafio do Milhão, Indy 500), Théo Pourchaire (Long Beach, Barber, Indy GP, Detroit, Road America)

28. Dale Coyne - Nolan Siegel (Thermal, Long Beach), Colin Braun (Duas primeiras etapas) / Luca Ghiotto (Alabama, Indy GP, Road America, Laguna Seca) / Katherine Legge (Indy 500, Iowa) / Tristan Vautier (Detroit), Toby Sowery (Mid-Ohio, Toronto, Portland)

29. Dreyer and Reinbold - Conor Daly (Indy 500)

30. Dreyer and Reinbold - Ryan Hunter-Reay (Indy 500)

31. Ed Carpenter Racing - Ed Carpenter (Ovais)

32. Ed Carpenter Racing - Christian Rasmussen (Mistos e Indy 500)

33. Meyer-Shank Racing - Helio Castroneves (Indy 500, Detroit, Road America) 

34. RLL - Takuma Sato (Indy 500)

quarta-feira, 10 de julho de 2024

Fórmula Indy: Legge entra em revezamento da Dale Coyne e pilota carro #51 na rodada dupla de Iowa

Katherine Legge foi a escolhida para retornar ao carro #51 da Dale Coyne e competir na rodada dupla da Indy em Iowa, que acontece neste fim de semana. A inglesa já havia ocupado o bólido da equipe para a disputa das 500 Milhas de Indianápolis, naquela que foi a sua quarta participação em uma das provas mais icônicas do esporte a motor.

A pilota de 43 anos é mais uma a participar do rodízio feito pela Dale Coyne em 2024. No GP de St. Pete, primeira prova da temporada, o cockpit foi ocupado por Colin Braun, enquanto que no GP de Long Beach foi a vez do jovem Nolan Siegel assumir o volante. Nas duas etapas seguintes, nos GPs do Alabama e de Indianápolis, o nome da vez foi o do italiano Luca Ghiotto, que fez a sua estreia na categoria norte-americana. Em Detroit, foi a vez de Tristan Vautier.

No último fim de semana, no GP de Mid-Ohio, o britânico Toby Sowery se tornou o sexto nome diferente a ocupar o carro em 2024. Agora, de olho nas etapas em Iowa, Legge voltou a ser a grande escolhida da vez.

Fonte: Grande Prêmio


O line-up em 2024: 

(confirmados em negrito)

 

Toda a temporada:

01. Andretti Autosport - Kyle Kirkwood

02. Andretti Autosport - Marcus Ericsson

03. Andretti Autosport - Colton Herta

04. Arrow McLaren Racing - Patricio O'Ward 

05. Arrow McLaren Racing - Alexander Rossi

06. Arrow McLaren Racing - Nolan Siegel

07. Dale Coyne - Jack Harvey

08. Ed Carpenter Racing - Rinus VeeKay

09. Foyt - Sting Ray Robb

10. Foyt - Santino Ferrucci

11. Ganassi - Alex Palou

12. Ganassi - Scott Dixon 

13. Ganassi - Linus Lundqvist

14. Ganassi - Marcus Armstrong

15. Ganassi - Kyffin Simpson

16. Juncos Hollinger Racing - Romain Grosjean

17. Juncos Hollinger Racing - Agustin Canapino, Nolan Siegel (Road America)

18. Meyer-Shank RacingTom Blomqvist (até Indy 500), Helio Castroneves (Detroit e Road America), David Malukas (Laguna Seca em diante)

19. Meyer-Shank Racing - Felix Rosenqvist

20. Penske - Will Power 

21. Penske - Josef Newgarden

22. Penske - Scott McLaughlin 

23. RLL - Graham Rahal 

24. RLL - Pietro Fittipaldi

25. RLL - Christian Lundgaard

 
Alguma(s) corrida(s):

26. Andretti Autosport - Marco Andretti (Indy 500)

27. Arrow McLaren Racing - Kyle Larson (Indy 500) / Callum Illot (São Petersburgo, Desafio do Milhão, Indy 500), Théo Pourchaire (Long Beach, Barber, Indy GP, Detroit, Road America)

28. Dale Coyne - Nolan Siegel (Thermal, Long Beach), Colin Braun (Duas primeiras etapas) / Luca Ghiotto (Alabama, Indy GP, Road America, Laguna Seca) / Katherine Legge (Indy 500, Iowa) / Tristan Vautier (Detroit), Toby Sowery (Mid-Ohio)

29. Dreyer and Reinbold - Conor Daly (Indy 500)

30. Dreyer and Reinbold - Ryan Hunter-Reay (Indy 500)

31. Ed Carpenter Racing - Ed Carpenter (Ovais)

32. Ed Carpenter Racing - Christian Rasmussen (Mistos e Indy 500)

33. Meyer-Shank Racing - Helio Castroneves (Indy 500, Detroit, Road America) 

34. RLL - Takuma Sato (Indy 500)

quinta-feira, 4 de julho de 2024

Fórmula 1: Haas anuncia Bearman como titular na Fórmula 1 2025

Haas anunciou que Oliver Bearman vai ocupar um dos assentos na equipe para a disputa da temporada 2025 da Fórmula 1. O comunicado do time comandado por Ayao Komatsu foi feito nesta quinta-feira (4).

“É difícil expressar em palavras o quanto isso significa para mim”, começou Bearman no comunicado emitido pelo time americano. “Dizer em voz alta que serei piloto da Haas na Fórmula 1 me deixa imensamente orgulhoso”, acrescentou.

“Ser uma das poucas pessoas que consegue fazer aquilo que sonhava quando criança é algo verdadeiramente incrível. A Gene, Ayao e a todos na Haas, obrigado por acreditarem em mim e por confiarem em mim para representar a equipe. Gostei muito de trabalhar com todos desde a primeira vez que nos conhecemos, no México, estou ansioso para aproveitar este momento com eles e espero muitos outros no futuro”, continuou, estendendo ainda agradecimentos à Ferrari, uma vez que “não estaria aqui sem vocês”.

“Obrigado por me preparar desde a F4 para esta oportunidade incrível, e sei que darei tudo o que tenho”, completou Bearman.

Komatsu destacou que Oliver se tornou “um piloto incrivelmente maduro sob orientação da Academia da Ferrari, e o mundo viu isso quando ele foi chamado no último instante para correr no GP da Arábia Saudita”

“Oliver provou que estava mais do que pronto para a tarefa, e vimos isso quando ele assumiu o carro da Haas nos TL1s nas últimas duas temporadas. Estamos ansiosos por desenvolvê-lo ainda mais como piloto e colher os benefícios desse talento — tanto dentro quanto fora do carro. Oliver é um cara legal e uma adição muito bem-vinda à equipe nos TL1. Agora sabemos que será uma relação de longo prazo, algo positivo para todos os envolvidos”, enfatizou.

Por fim, o proprietário do time, Gene Haas, celebrou a oportunidade dada “ao promissor novato, não apenas levando em conta o que mostrou na Arábia Saudita, mas também ao longo deste tempo desenvolvendo a relação com a nossa equipe”.

“Estou pessoalmente empolgado para ver como ele vai crescer como piloto, e estamos ansiosos para vê-lo atuar na Haas na próxima temporada e adiante. Este é um momento empolgante para a equipe. Assinar com Oliver mostra que continuamos a investir em talento, dentro e fora da pista, ao mesmo tempo em que competimos no mais alto nível”, encerrou.

Fonte: Grande Prêmio


O line-up em 2025:

(confirmados em negrito)

 

01. Alpine - Pierre Gasly

02. Alpine - Carlos Sainz?

03. Aston Martin - Lance Stroll 

04. Aston Martin - Fernando Alonso

05. Ferrari - Lewis Hamilton

06. Ferrari - Charles Leclerc 

07. Haas - Oliver Bearman

08. Haas - Esteban Ocon? Guanyu Zhou?

09. McLaren - Oscar Piastri

10. McLaren - Lando Norris 

11. Mercedes - Andrea Kimi Antonelli?

12. Mercedes - George Russell

13. Racing Bulls - Yuki Tsunoda

14. Racing Bulls - Daniel Ricciardo?

15. Red Bull - Max Verstappen 

16. Red Bull - Sérgio Perez

17. Sauber - Nico Hulkenberg

18. Sauber - Valtteri Bottas? Guanyu Zhou? Carlos Sainz?

19. Williams - Alexander Albon

20. Williams - Carlos Sainz? Andrea Kimi Antonelli? Logan Sargeant?

terça-feira, 2 de julho de 2024

Fórmula Indy: McLaren anuncia chegada de Lundgaard no lugar de Rossi para temporada 2025

A McLaren anunciou nesta terça-feira (2) que não vai renovar o contrato de Alexander Rossi para 2025 e que Christian Lundgaard, atualmente na RLL, vai ocupar o lugar do norte-americano a partir do próximo ano na Indy. Com isso, a equipe fecha o quadro de pilotos para a temporada seguinte, com o dinamarquês dividindo a equipe com Pato O’Ward e Nolan Siegel, que ingressou no carro #6 na última etapa, o GP de Laguna Seca, ocupando o lugar que era de Théo Pourchaire.

“Alexander tem sido um incrível colega de equipe, somos gratos pelas duas temporadas com ele. Não estaríamos onde estamos sem ele. Não chegamos a um acordo, portanto, desejamos o melhor para Rossi. Christian mostrou sucesso em pouco tempo na Indy, com velocidade e potencial para estar ao lado de Pato e Nolan. Os três formarão um dos mais jovens trios do grid e vamos na mesma direção que estamos na Fórmula 1, com Lando [Norris] e Oscar [Piastri]”, disse Gavin Ward, chefe da equipe.

“Estou animado por ter meus planos definidos para 2025 e próximos anos. Empolgado por ir à McLaren. Tenho muito respeito por Zak [Brown], Gavin, Tony [Kanaan, diretor-esportivo] e a equipe. Acho que Pato, Nolan e eu trabalharemos bem juntos. Estou 100% focado em terminar bem a temporada na RLL. Ainda temos uma boa parte do campeonato pela frente, mas a assinatura me tira grande peso dos ombros e que, com sorte, me permitirá competir em meu melhor nível nas próximas nove corridas”, declarou Lundgaard em comunicado enviado pela McLaren.

Na mesma nota divulgada pela equipe, Rossi agradeceu pelo período no time e admitiu que não encontraram um denominador comum para continuarem a parceria para os próximos anos.

“Meu tempo na McLaren, embora tenha sido apenas duas temporadas, foi gratificante em muitos aspectos. Sou grato por ter feito parte do crescimento interno. O pessoal do #7 é fantástico, e fiz muitas amizades duradouras com a equipe. Zak, Gavin, Tony e eu tivemos muitas conversas nos últimos meses sobre o meu futuro na equipe”, falou.

“Não conseguimos chegar a um acordo sobre um novo contrato, portanto a decisão de nos separarmos é amigável. Estou muito confiante com as discussões atuais no paddock para conseguir um novo lugar. Terei boas notícias em breve e, enquanto isso, estou focado em terminar entre os cinco primeiros no campeonato de 2024 e concluir com força meu tempo aqui”, completou.

Fonte: Grande Prêmio


O line-up em 2025: 

(confirmados em negrito)

 

Toda a temporada:

01. Andretti Autosport - Kyle Kirkwood

02. Andretti Autosport - Marcus Ericsson

03. Andretti Autosport - Colton Herta

04. Arrow McLaren Racing - Patricio O'Ward 

05. Arrow McLaren Racing - Christian Lundgaard

06. Arrow McLaren Racing - Nolan Siegel

07. Ed Carpenter Racing - Rinus VeeKay

08. Foyt - Sting Ray Robb

09. Foyt - Santino Ferrucci

10. Ganassi - Alex Palou

11. Ganassi - Scott Dixon 

12. Ganassi - Linus Lundqvist

13. Ganassi - Marcus Armstrong

14. Ganassi - Kyffin Simpson

15. Juncos Hollinger Racing - Romain Grosjean

16. Juncos Hollinger Racing - Agustin Canapino

17. Meyer-Shank Racing - David Malukas

18. Meyer-Shank Racing - Felix Rosenqvist

19. Penske - Will Power 

20. Penske - Josef Newgarden

21. Penske - Scott McLaughlin

22. Prema - Callum Ilott?

23. Prema - Alexander Rossi?

24. RLL - Graham Rahal 

25. RLL - Pietro Fittipaldi?

26. RLL - Juri Vips?

 
Alguma(s) corrida(s):

27. Abel Motorsports - RC Enerson? (Indy 500)

28. Andretti Autosport - Marco Andretti? (Indy 500)

29. Arrow McLaren Racing - Kyle Larson? (Indy 500)

30. Dale Coyne - Jack Harvey?

31. Dale Coyne - Colin Braun?

32. Dreyer and Reinbold - Conor Daly? (Indy 500)

33. Dreyer and Reinbold - Ryan Hunter-Reay? (Indy 500)

34. Ed Carpenter Racing - Ed Carpenter (Ovais)

35. Ed Carpenter Racing - Christian Rasmussen? (Mistos e Indy 500)

36. Meyer-Shank Racing - Helio Castroneves? (Indy 500) 

37. RLL - Takuma Sato? (Indy 500)