sábado, 8 de outubro de 2022

Fórmula 1: Alpine confirma Gasly como parceiro de Ocon; AlphaTauri anuncia De Vries

A Alpine confirmou, nesta sexta-feira (7), que terá uma dupla francesa para a temporada de 2023 da Fórmula 1. Pierre Gasly deixa a AlphaTauri e será o companheiro de Esteban Ocon, que está na equipe desde 2020. Gasly foi liberado de seu contrato com a equipe de Faenza e deixa de ter vínculo com a Red Bull depois de nove temporadas.

Pierre, que tinha mais um ano de contrato com a AlphaTauri, chega para substituir o espanhol Fernando Alonso, que está de saída para a Aston Martin, assinando vínculo plurianual com a Alpine.

“Estou muito feliz por me juntar à família Alpine e começar um novo capítulo na minha carreira na F1. Guiar por uma equipe de raízes francesas é algo muito especial. Conheço as forças da Alpine, competi contra eles nos últimos anos e, claramente, o progresso e a ambição deles são muito impressionantes. Queria agradecer a Red Bull, isso aqui marca o fim da nossa jornada de nove anos juntos. Quero agradecer o apoio, a confiança, tudo que fizeram para que eu virasse piloto da F1. O que atingimos na AlphaTauri nos últimos anos foi bem especial. Quero usar minha experiência e brigar por pódios pela Alpine e, no futuro, vamos brigar por títulos”, disse Gasly.

“Muito feliz que o Pierre vai se juntar ao time para 2023 e adiante. Ele já se provou um talento na F1 e estamos ansiosos para aproveitar a qualidade dele com a equipe. Nós temos objetivos fortes para as próximas temporadas e eu acredito firmemente que nossa dupla de pilotos reflete nossas ambições altas. Acredito que Pierre e Esteban, juntos, vão motivar a equipe a continuar evoluindo para essas metas. Também gostaríamos de agradecer a Red Bull por ter aceitado os termos para que Pierre viesse para cá”, comentou Otmar Szafnauer, chefe da Alpine.

E a AlphaTauri anunciou, também nesta sexta-feira (7), a contratação do holandês Nyck de Vries. O campeão da Fórmula 2 em 2019 finalmente vai ganhar sua primeira grande oportunidade na principal categoria do automobilismo mundial aos 27 anos. De Vries estreou pela Williams na categoria no GP da Itália, terminando na nona colocação, melhor posição de chegada do time em 2022.

“Estou extremamente empolgado por me juntar à AlphaTauri em 2023”, disse de Vries, acrescentando: “E quero agradecer à Red Bull e à equipe por me dar a oportunidade de pilotar na F1”.

“Depois da F2, tomei um caminho um pouco diferente com o automobilismo, mas a F1 sempre foi meu sonho e sou grato por agora conseguir realizá-lo”, completou.

 “Tive muitas chances de testar o carro de 2022 este ano e acho que isso me colocou em uma ótima posição para a próxima temporada, espero que isso tenha ajudado a me preparar para o que está por vir.”

“Tendo passado a maior parte da minha adolescência na Itália no kart, sempre me senti em casa lá, então para mim é ótimo me juntar a uma equipe italiana, que já tem uma sensação de família real, e estou ansioso para conhecer todos e começar a construir nosso relacionamento antes da próxima temporada.”

“Temos agora o prazer de iniciar um novo capítulo com Nyck, que é muito bem-vindo na AlphaTauri. Ele é um piloto muito habilidoso, pois venceu em todas as categorias em que competiu, com muitas corridas e campeonatos em seu currículo”, afirmou o chefe da equipe de Faenza, Franz Tost.

“O último grande sucesso foi vencer o campeonato da Fórmula E, e isso é uma evidência clara de que ele é um piloto muito competitivo, que merece uma vaga na F1”, emendou.

“Estou ansioso para vê-lo em nosso carro e estou confiante de que com Yuki e Nyck teremos uma formação de pilotos muito forte para 2023.”

Fonte: Grande Prêmio


O line-up em 2023:
(confirmados em negrito)

01. Alfa Romeo - Valtteri Bottas

02. Alfa Romeo - Guanyu Zhou

03. Alpha Tauri - Yuki Tsunoda

04. Alpha Tauri - Nyck de Vries

05. Alpine - Pierre Gasly

06. Alpine - Esteban Ocon

07. Aston Martin - Lance Stroll 

08. Aston Martin - Fernando Alonso

09. Ferrari - Carlos Sainz Jr 

10. Ferrari - Charles Leclerc 

11. Haas - Mick Schumacher? Nico Hulkenberg?

12. Haas - Kevin Magnussen

13. McLaren - Oscar Piastri

14. McLaren - Lando Norris 

15. Mercedes - Lewis Hamilton

16. Mercedes - George Russell

17. Red Bull - Max Verstappen 

18. Red Bull - Sérgio Perez

19. Williams - Alexander Albon

20. Williams - Logan Sargeant

Nenhum comentário: