A novela chegou ao fim. Lewis Hamilton renovou com a Mercedes e ficará no grid da Fórmula 1 neste ano, encerrando semanas de especulação sobre seu futuro. Mas, diferente dos contratos anteriores, essa renovação com o heptacampeão é de apenas um ano, o que pode causar outras implicações para piloto e equipe.
Tanto o piloto quanto a equipe insistiam que o novo acordo era apenas uma formalidade. No mês passado, o chefe da Mercedes, Toto Wolff, afirmou que algumas "surpresas" estavam atrasando as negociações, mas que tudo era uma questão de tempo.
Mas em um anúncio na segunda (08), a Mercedes confirmou que chegou a um acordo com Hamilton, estendendo o contrato para 2021.
"Estou feliz de encaminhar minha nona temporada ao lado da Mercedes. Nossa equipe conquistou coisas incríveis juntos e mal posso esperar para levar adiante esse sucesso, enquanto buscamos seguir melhorando dentro e fora das pistas", disse Hamilton.
Ao longo do ano passado, Hamilton vinha destacando que queria que seu novo contrato com a Mercedes fossem além das pistas, com ele podendo ajudar em áreas como diversidade e as credenciais de sustentabilidade.
A Mercedes confirmou no anúncio que "uma parte significativa" do novo acordo inclui um comprometimento a uma diversidade e inclusão maior no esporte, na forma de uma fundação conjunta entre as partes.
"Estou determinado a seguir a jornada que começamos para tornar o esporte a motor mais diverso para as gerações futuras e estou feliz que a Mercedes tem me dado todo o apoio possível para lidar com isso".
"Estou orgulhoso de dizer que estamos levando esse esforço além em 2021, lançando uma fundação dedicada à diversidade e inclusão no esporte. Estou inspirado pelo que podemos fazer juntos e mal posso esperar por março".
O acordo garante que Hamilton continuará sua longa parceria com a Mercedes, que já lhe rendeu seis títulos mundiais desde que saiu da McLaren no final de 2012. O britânico ajudou a equipe a conquistar um recorde de sete títulos consecutivos de construtores, todos os disputados desde 2014.
As negociações deveriam ter começado após a vitória de Hamilton na Turquia, mas sua infecção com Covid-19 atrasou o início. O heptacampeão está passando as férias nos Estados Unidos, mas seguia negociando com Wolff em videoconferências.
"Sempre estivemos alinhados com Lewis pela continuidade, mas o ano incomum que tivemos em 2020 significou um tempo maior para concluir o processo", disse Wolff.
"Juntos, decidimos estender o relacionamento esportivo por mais uma temporada, iniciando também um projeto a longo prazo para dar o próximo passo em nosso compromisso conjunto para melhorar a diversidade no esporte".
"Os recordes competitivos de Lewis estão entre os maiores que já vimos no mundo do esporte e ele é um embaixador valioso para nossa marca e nossos parceiros. A história de Lewis e a Mercedes está escrita nos livros de história de nosso esporte e mal podemos esperar para acrescentar novos capítulos".
Mas a novidade na duração de seu contrato levanta dúvidas para o futuro, tanto de Hamilton quanto da Mercedes, às vésperas do início de uma nova era na F1 com o novo carro e o regulamento técnico. O heptacampeão tentará iniciar uma nova trajetória em outra equipe? E como fica a situação da Mercedes? Se perder Hamilton, tentará manter Bottas para não chegar a 2022 com uma dupla inteiramente nova? E como fica George Russell no meio de tudo isso?
Toto Wolff, em coletiva sobre a renovação, afirmou que o contrato de um ano é puramente circunstancial, devido à demora para iniciar as negociações com Hamilton e que ambas as partes têm o interesse em manter a parceria para 2022 e além, pretendendo iniciar uma nova rodada de negociações a partir do meio do ano, para evitar uma situação igual à de agora.
"Chegamos juntos ao acordo de um ano", disse. "Em primeiro lugar, teremos uma mudança substancial de regulamento em 2022. Queremos ver também como fica a situação mundial, e a empresa. Além disso, é porque demoramos demais".
"Queríamos discutir o contrato no final da temporada, entre as provas do Bahrein, mas aí, obviamente, Lewis não estava bem. No final, iniciamos a negociação antes do Natal. E era importante resolver tudo o mais rápido possível. Por isso, pensamos em adiar a discussão sobre 2022 e além para mais tarde neste ano".
Fonte: Motorsport.com
O line-up em 2021:
(confirmados em negrito)
01. Alfa Romeo - Kimi Raikkonen
02. Alfa Romeo - Antonio Giovinazzi
03. Alpha Tauri - Yuki Tsunoda
04. Alpha Tauri - Pierre Gasly
05. Alpine - Fernando Alonso
06. Alpine - Esteban Ocon07. Aston Martin - Lance Stroll
08. Aston Martin - Sebastian Vettel
09. Ferrari - Carlos Sainz Jr
10. Ferrari - Charles Leclerc
11. Haas - Mick Schumacher
12. Haas - Nikita Mazepin
13. McLaren - Daniel Ricciardo
14. McLaren - Lando Norris
15. Mercedes - Lewis Hamilton
16. Mercedes - Valtteri Bottas
17. Red Bull - Max Verstappen
18. Red Bull - Sérgio Perez
19. Williams - George Russell
20. Williams - Nicholas Latifi
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