quinta-feira, 19 de setembro de 2019

Fórmula 1: Haas renova com Grosjean e mantém dupla para 2020; Kubica decide deixar Williams ao fim da temporada 2019


A dupla da Haas, alvo de tanta especulação ao longo de 2019, acaba seguindo igual para 2020. A equipe americana confirmou na manhã desta quinta-feira (19) a decisão de renovar o contrato de Romain Grosjean, que segue ao lado de Kevin Magnussen.
“A experiência, assim como a necessidade de contar com ela, é um dos pilares da Haas”, disse Steiner ao confirmar Grosjean. “Com Grosjean e Magnussen correndo pela equipe em 2020, vamos continuar com uma dupla de pilotos que nos oferece uma plataforma sólida de crescimento. O entendimento que eles têm de como trabalhamos como equipe, e o nosso conhecimento a respeito de o que eles podem oferecer atrás do volante, nos dá uma continuidade e uma base sólida para crescer. Está sendo um ano duro para nós em 2019, com a performance flutuante do VF-19, mas nossa habilidade de usar experiências conjuntas vai nos ajudar a aprender, melhorar e ir em frente como uma unidade em 2020”, seguiu.

Para Grosjean, o novo contrato – que não teve duração revelada – representa uma sobrevida na F1. O francês, presente no grid de forma ininterrupta desde 2012, viu-se em apuros por conta do 2019 difícil.
"Eu sempre disse que meu desejo era continuar com a Haas e seguir construindo em cima das conquistas da equipe. Estando aqui desde o começo e vendo o trabalho que o Gene Haas e o Guenther Steiner fizeram para tornar a equipe competitiva, é natural que eu esteja muito feliz por continuar fazendo parte disso”, apontou. 


Kubica decide deixar Williams ao fim da temporada 2019 da Fórmula 1 
Dono do único ponto da Williams na temporada 2019 da Fórmula 1 até agora, Robert Kubica está de saída. O polonês anunciou nesta noite de quinta-feira (19), durante entrevista coletiva em Singapura, a decisão unilateral de deixar a equipe de Grove e vai encerrar seu ciclo ao fim do campeonato, previsto para 1º de dezembro em Abu Dhabi, abrindo as portas para a possibilidade da chegada de Nicholas Latifi, atual reserva do time.

“Gostaria de agradecer à equipe nos últimos dois anos e por ajudar a tornar possível meu retorno ao grid da F1. Curti meu momento com a Williams tanto como piloto reserva e de desenvolvimento como piloto de corridas neste ano, mas sinto que agora é a hora certa de passar para o próximo passo da minha carreira”, comentou o piloto por meio do comunicado emitido pela Williams pouco depois do seu anúncio em Singapura. Na coletiva, porém, o piloto foi claro: "Gostaria de ficar na F1, mas não a qualquer preço".

A Williams, por meio da sua chefe-adjunta, Claire Williams, manifestou gratidão ao polonês. “Gostaria de agradecer a Robert por seu trabalho duro e respeito sua decisão de deixar a equipe ao fim da temporada 2019. Robert tem sido um membro importante da equipe em seu papel como piloto reserva e de desenvolvimento e, posteriormente, como um dos nossos pilotos de corrida em 2019. Agradecemos a ele por seus esforços contínuos ao longo do que têm sido essas duas temporadas e desejamos a ele tudo de bom em seus futuros empreendimentos”.

Fonte: Grande Prêmio


O line-up em 2020:
(confirmados em negrito)

01. Alfa Romeo - Kimi Raikkonen
02. Alfa Romeo - Antonio Giovinazzi?
03. Ferrari - Sebastian Vettel
04. Ferrari - Charles Leclerc
05. Haas - Romain Grosjean
06. Haas - Kevin Magnussen
07. McLaren - Carlos Sainz Jr
08. McLaren - Lando Norris
09. Mercedes GP - Lewis Hamilton
10. Mercedes GP - Valtteri Bottas
11. Racing Point - Lance Stroll
12. Racing Point - Sergio Pérez
13. Red Bull - Max Verstappen
14. Red Bull - Alexander Albon?
15. Renault - Esteban Ocon
16. Renault - Daniel Ricciardo
17. Toro Rosso/Alpha Tauri - Daniil Kvyat?
18. Toro Rosso/Alpha Tauri - Pierre Gasly?
19. Williams - George Russell
20. Williams - Nicholas Latifi?

Nenhum comentário: