sexta-feira, 29 de novembro de 2013

Fórmula 1: Lotus anuncia Maldonado ao lado de Grosjean para 2014

A Lotus colocou um ponto final nos rumores e anunciou nesta sexta-feira (29), enfim, a contratação de Pastor Maldonado, que deixa a Williams após três temporadas - o lugar do piloto será ocupado por Felipe Massa.

Em meio a uma séria crise financeira, o time de Enstone decidiu apostar no dinheiro do petróleo venezuelano, proveniente da estatal PDVSA, e escalou Maldonado para o posto de companheiro de Romain Grosjean para a temporada de 2014.

Com a saída de Kimi Räikkönen – que volta para a Ferrari no ano que vem –, a vaga na escuderia preta e dourada passou a ser uma das mais cobiçadas do grid. Inicialmente, Nico Hülkenberg era apontado como principal candidato, mas os problemas financeiros do time acabaram prejudicando a negociação.


Para saldar suas dívidas – que incluem o pagamento de Räikkönen, funcionários e fornecedores – a Lotus chegou a anunciar um acordo com o grupo Quantum, mas apesar da pompa do anúncio, o dinheiro nunca caiu na conta do time chefiado por Éric Boullier.

Enquanto a Lotus buscava meios de sobreviver, Maldonado encerrava sua ligação com a Williams e levava no pacote o dinheiro da estatal venezuelana. Apesar da pública preferência de Boullier por Hülkenberg, o forte aporte financeiro de Pastor falou mais alto.

"É uma oportunidade fantástica integrar a Lotus para 2014", afirmou o venezuelano. "Não é nenhum segredo que queria uma mudança de cenário para ajudar a impulsionar a minha carreira na F1, e a Lotus me ofereceu a melhor oportunidade para ser competitivo na próxima temporada", completou.

"Os regulamentos e os carros vão mudar significativamente, por isso esse é um bom momento para um novo começo", acrescentou o piloto, que passou os últimos três anos defendendo a Williams, equipe pela qual conquistou sua única vitória na F1, no GP da Espanha de 2012.

Boullier, chefe do time inglês, deu as boas-vindas ao novo funcionário e se disse feliz por continuar contando com os serviços de Grosjean na equipe. "É com grande prazer que podemos agora confirmar oficialmente que Romain Grosjean vai continuar conosco na próxima temporada. Ele demonstrou ter um talento tremendo, especialmente na segunda parte da temporada 2013 e será fantástico tê-lo conosco na desafiadora temporada 2014."

"Romain vai ter como companheiro de equipe Pastor Maldonado. Um piloto que conheço desde quando corria pela Dams na World Series, em 2005. É claro que Pastor possui o desempenho e o potencial ― como mostrado na campanha de 2010 na GP2 e também nas fortes performances na Williams na F1 ― que precisamos", disse.


"Por isso, estamos convencidos de que vamos ser capazes de fornecer um ambiente correto para que ele consiga fazer ainda mais nas pistas. Já estamos trabalhando no novo carro há pelo menos dois anos e estamos confiantes de que temos o suficiente para encarar os desafios do futuro. Com Romain e Pastor, creio que a Lotus será capaz de causar muitas surpresas no próximo ano", encerrou.  

Fonte: Grande Prêmio


O line-up em 2014:

01. Caterham - Giedo van der Garde?
02. Caterham - Charles Pic?
03. Ferrari - Fernando Alonso
04. Ferrari - Kimi Raikkonen
05. Force India - Paul di Resta? Nico Hulkenberg?
06. Force India - Adrian Sutil? Sergio Pérez?
07 Lotus - Pastor Maldonado
08. Lotus - Romain Grosjean
09. Marussia - Jules Bianchi
10. Marussia - Max Chilton?
11. McLaren - Jenson Button
12. McLaren - Kevin Magnussen
13. Mercedes GP - Lewis Hamilton
14. Mercedes GP - Nico Rosberg
15. Red Bull - Sebastian Vettel
16. Red Bull - Daniel Ricciardo
17. Sauber - Esteban Gutierrez? Sergey Sirotkin? Felipe Nasr?
18. Sauber - Adrian Sutil? Sergio Pérez?
19. Toro Rosso - Jean-Eric Vergne
20. Toro Rosso - Daniil Kvyat
21. Williams - Felipe Massa
22. Williams - Valtteri Bottas

Nenhum comentário: