terça-feira, 2 de abril de 2013

Fórmula Indy: Daly fecha com a Foyt para disputar as 500 Milhas de Indianápolis


O americano Conor Daly foi anunciado, nesta terça-feira, como companheiro de Takuma Sato na equipe de AJ Foyt para as 500 Milhas de Indianápolis de 2013, pilotando o Dallara DW12 #41. A confirmação representa não apenas a primeira experiência do filho do ex-F1 e ex-Indy, Derek, na prova mais tradicional do automobilismo americano, como também sua estreia na categoria em geral.
Aos 21 anos, o piloto tem passagem bem-sucedida pelo automobilismo de base dos Estados Unidos, tendo conquistado títulos da Skip Barber e da Star Mazda. Também correu na Indy Lights, em 2011, conquistando uma vitória, uma pole e dois pódios logo em sua temporada de estreia, em que defendeu Sam Schmidt.
Após esse período, Daly resolveu concentrar esforços na Europa, migrando para a GP3 no ano passado. Lá, o americano triunfou uma e subiu ao pódio cinco vezes com a Lotus GP, além de participar do tradicional Masters de F3 com a Double R. No fim da temporada, também tomou parte no rápido campeonato indiano de MRF, sagrando-se campeão.
No início desta temporada, Daly arrumou uma vaga para correr na rodada da abertura da GP2, em Sepang, pela estreante Hilmer, marcando dois pontos. Agora,  o jovem se voltou novamente ao país natal e disse que está prestes a concretizar o grande sonho de sua carreira. “Eu quase não posso descrever o que significa ter essa oportunidade. Eu fui às 500 Milhas em todos os anos da minha vida, exceto o passado, quando eu corri em Mônaco”, revelou.
“Esta é, verdadeiramente, minha corrida doméstica desde que nasci. Sou muito grato por AJ e Larry [Foyt] terem me dado essa primeira chance na melhor corrida do mundo. Sei que isso vai soar clichê, mas eu nunca estive tão feliz na minha vida. Essa prova representa muito para mim”, enalteceu.
Em dezembro último, o jovem havia testado um carro da Foyt no misto de Sebring, deixando boa impressão para o chefe da equipe. “Ele andou bem quando precisamos de alguém para testar conosco na pós-temporada. Foi veloz, suave e não nos deu problemas”, elogiou AJ, quatro vezes vencedor em Indianápolis.
O experiente comandante relatou ter feito até um pequeno “teste” com o novato no acerto do carro durante os treinamentos, do qual Daly saiu aprovado. “Eu o achei muito experiente nos ajustes do chassi. Na verdade, quando fizemos uma pequena mudança, que não significava realmente nada, ele experimentou e disse que não havia sentido a diferença. Eu disse a ele que era a resposta certa, porque não mudamos nada que ele pudesse sentir, então isso me impressionou também. Já lidei com vários calouros na Indy e acho que Conor fará um bom trabalho para nós”, completou.
O americano já está escalado para participar do Programa de Orientação de Novatos em Indianápolis, no dia 11 de abril, junto com AJ Allmendinger, Tristan Vautier e Carlos Muñoz. As 500 Milhas serão realizadas em 26 de maio.


Fonte: Tazio

O line-up em 2013:

confirmados em bold

01. Andretti - James Hinchcliffe
02. Andretti - Marco Andretti
03. Andretti - Ryan Hunter-Reay
04. Andretti-HVM - Ernesto Viso
05. Bryan Herta Autosport Alex Tagliani
06. Dale Coyne - Justin Wilson
07. Dragon - Sebastián Saavedra
08. Dragon - Sébastien Bourdais
09. ECR - Ed Carpenter
10. Foyt - Takuma Sato
11. Ganassi Target - Dario Franchitti
12. Ganassi Target - Scott Dixon
13. Ganassi-Preudhomme - Charlie Kimball
14. KV Racing - Simona de Silvestro
15. KV Racing - Tony Kanaan
16. Panther - JR Hildebrand
17. Panther/DRR - Oriol Servia
18. Penske - Hélio Castroneves
19. Penske - Will Power
20. RLL - Graham Rahal
21. RLL - James Jakes
22. Sarah Fisher Hartman Racing - Josef Newgarden
23. Schmidt-Peterson Simon Pagenaud
24. Schmidt-Peterson Tristan Vautier

Alguma(s) corrida(s):
25. Andretti - Carlos Muñoz
26. Dale Coyne - Ana Beatriz
27. Foyt - Conor Daly
28. Penske - A.J. Allmendinger
29. RLL -  Mike Conway

Nenhum comentário: