sexta-feira, 19 de setembro de 2008

A1GP

Morad usa descendência para competir pelo Líbano em 2008/09

O canadense Daniel Morad usará sua descendência libanesa para defender a equipe do país na temporada de 2008/09 da A1 GP.

No Campeonato passado, Morad participou do treino dos novatos em quatro eventos pelo Canadá, mas nunca disputou provas pela equipe, o que o deixa ainda capacitado para o primeiro treino de sexta pelo Líbano. "Estou interessado em redescobrir minha herança e a equipe do Líbano é agora uma grande parte disto. Esta é uma situação única na vida e eu tenho que agarrar com minhas mãos. Vou amar estar próximo das minhas raízes e este é um caminho pelo qual posso fazer isto. Estou muito empolgado sobre o futuro à minha frente", disse Morad.

O piloto pode competir pelo Líbano pelo fato de seu pai ser libanês, mesmo tendo ido morar no Canadá quando tinha 18 anos, atual idade de Morad. Seu avô, Shaol Morad, nasceu em Beirute no ano de 1926. "Estou muito orgulhoso por retornar às minhas raízes em minha carreira no automobilismo", comentou o piloto. "Embora eu fosse muito jovem quando meu avô faleceu, acho que isto só faz você perceber mais o quanto importante seus ancestrais são para seu próprio caráter".

A situação é a mesma que alguns pilotos já utilizaram na A1 GP para defender países onde possuem descendência, quando não há a chance de defender seu próprio país. O piloto pode fazer a transferência de nacionalidade quando ainda estão em categorias amadoras, antes de se tornarem profissionais. No caso de Morad, o Líbano requeriu junto aos oficiais da A1 GP um pedido de troca de nacionalidade, que já foi aceito. Quando Morad fizer sua primeira prova pelo Líbano na categoria, ele não poderá defender mais nenhuma outra nação.

fonte: SuperLicença


O line-up:

01. Australia - John Martin
02. Brasil - Sergio Jimenez? Bruno Junqueira?
03. Canada - James Hinchcliff? Robert Wickens?
04. China - Cheng Cong Fu?
05. Czech Republic - Erik Janis? Tomas Enge? Josef Kral? Filip Salaquarda?
06. France - Loic Duval? Nicolas Lapierre? Jonathan Cochet?
07. Germany - Christian Vietoris? Michael Ammermüller?
08. Great Britain - Oliver Jarvis? Robbie Kerr?
09. India - Narain Karthikeyan
10. Indonesia - Satrio Hermanto?
11. Ireland - Ralph Firman? Adam Carroll?
12. Italy - Enrico Toccacelo? Edoardo Piscopo?
13. Lebanon - Daniel Morad
14. Malaysia - Alex Yoong? Fairuz Fauzy?
15. Mexico - Salvador Duran? Michel Jourdain Jr? David Garza?
16. Monaco - Clivio Piccione, Hubertus Bahlsen
17. Netherlands - Robert Doornbos, Jeroen Bleekemolen
18. New Zealand - Jonny Reid?
19. Pakistan - Adam Khan
20. Portugal - Filipe Albuquerque
21. South Africa - Adrian Zaugg?
22. Switzerland - Neel Jani?
23. United States - Buddy Rice? Jonathan Summerton?

Nenhum comentário: