Gabriel Bortoleto assinou com a Sauber/Audi e vai entrar no grid da F1 em 2025. O anúncio foi feito nesta quarta-feira (6), ainda nos primeiros momentos da manhã.
Gabriel, assim, encerra um raríssimo jejum brasileiro na categoria. O país ficou sem pilotos titulares de 2018 a 2024, depois que Felipe Massa deixou o grid.
“Este é um dos projetos mais empolgantes do esporte a motor, se não de todos os esportes”, disse Bortoleto. “Entrar em uma equipe que combina a rica história no esporte a motor de Sauber e Audi é uma verdadeira honra”, seguiu.
“Além de simplesmente ser um membro, minha meta é crescer com esse ambicioso projeto e alcançar o pináculo do esporte a motor”, frisou. “Sou incrivelmente grato pela oportunidade que a equipe está me dando e pela chance de trabalhar ao lado de um piloto experiente como Nico. Os dois programas têm um histórico comprovado no desenvolvimento de jovens talentos, e estou confiante de que, juntos, vamos escrever nossa própria história de sucesso”, encerrou.
“Gabriel já demonstrou nas categorias menores que tem o que é necessário para ser um piloto vencedor”, avaliou Mattia Binotto, diretor de operações da Sauber. “Estamos muito satisfeitos por ele se tornar um membro da Sauber e da Audi”, comemorou.
“Junto com Gabriel, começamos uma jornada em direção ao sucesso, e vamos evoluir em direção a uma nova força unificada para moldar uma nova era para a Audi no esporte a motor”, apontou. “Nico e Gabriel representam a combinação ideal de experiência e juventude, nos posicionando fortemente para o futuro”, completou.
“Liderado por Mattia, o projeto da Audi na Fórmula 1 está fazendo um excelente progresso em muitas áreas. A assinatura com um segundo piloto é outro marco”, avaliou Gernot Döllner, presidente da Sauber.
“Estamos atualmente testemunhando uma mudança geracional na Fórmula 1,
com jovens pilotos causando impacto imediato. Ao assinar com Gabriel
Bortoleto, asseguramos um desses talentos de ponta. A contratação dele
ressalta a estratégia de longo prazo da Audi e comprometimento com a
Fórmula 1”, acrescentou.
Fonte: Grande Prêmio
O line-up em 2025:
(confirmados em negrito)
01. Alpine - Pierre Gasly
02. Alpine - Jack Doohan03. Aston Martin - Lance Stroll
04. Aston Martin - Fernando Alonso
05. Ferrari - Lewis Hamilton
06. Ferrari - Charles Leclerc
07. Haas - Oliver Bearman
08. Haas - Esteban Ocon
09. McLaren - Oscar Piastri
10. McLaren - Lando Norris
11. Mercedes - Andrea Kimi Antonelli
12. Mercedes - George Russell
13. Racing Bulls - Yuki Tsunoda
14. Racing Bulls - Liam Lawson15. Red Bull - Max Verstappen
16. Red Bull - Sérgio Perez
17. Sauber - Nico Hulkenberg
18. Sauber - Gabriel Bortoleto19. Williams - Alexander Albon
20. Williams - Carlos Sainz